SEXTA, 19/09/2025, 13:14

Instalação do ILS avança com vistoria da FAB e de representantes da fabricante do equipamento

Comitiva da Força Aérea e empresa responsável pelo sistema atestam progresso das obras. Previsão é de que equipamento entre em operação em 2025

O processo de implantação do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) no Aeroporto de Londrina registrou novos avanços nesta semana. Integrantes da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), órgão da Força Aérea Brasileira, realizaram vistoria no terminal ao lado de representantes da Thales, empresa fabricante do equipamento, e da Motiva, administradora do aeroporto.

Conforme divulgado pela Concessionária , as adequações necessárias seguem dentro do cronograma estabelecido pela FAB, com previsão de conclusão e operação ainda em 2025, de acordo com a comissão.

O Sistema de Luzes de Aproximação (ALS), que complementa o ILS, já foi instalado. Além disso, a terraplanagem da área destinada ao Glide Slope, componente fundamental para orientar a inclinação da descida das aeronaves, está em andamento.

Durante a visita, foi confirmado também que, junto com o ILS, será instalada a nova Estação Meteorológica do Aeroporto de Londrina. A presença da fabricante Thales na vistoria foi destacada como sinal de prioridade do projeto, que tem sido tratado como estratégico para a infraestrutura aérea regional.

 

Por Paulo Andrade

Comentários