SEXTA, 19/09/2025, 11:44

Latam descarta assumir voo Londrina-Curitiba e mantém foco em grandes aeroportos

Mesmo após melhorias na infraestrutura do aeroporto, falta de interesse das empresas frustra expectativas

Em reunião realizada entre deputados federais e estaduais, representantes da Prefeitura de Londrina e membros da Latam, a empresa aérea confirmou que não tem interesse em operar o trecho Londrina-Curitiba, alegando que o foco da companhia está em aeroportos de maior concentração de passageiros. Com isso, a única opção de conexão aérea direta entre Londrina e a capital paranaense continua sendo o voo da Azul no final da tarde, já que a empresa suspendeu a frequência da manhã.

Apesar dos investimentos realizados no Aeroporto de Londrina, como a ampliação da pista, a modernização do terminal e a instalação de equipamentos de navegação aérea, as companhias vêm priorizando rotas de maior rentabilidade. A Latam chegou a sinalizar interesse em ampliar a oferta de voos para São Paulo, mas condicionou a decisão a incentivos fiscais sobre o combustível de aviação.

Em nota, a Motiva, Concessionária que administra o Terminal de Londrina e não participou da reunião, afirmou que “ A administração do Aeroporto de Londrina reitera que decisões sobre rotas são exclusivas das companhias aéreas, mas que mantém diálogo constante com o mercado  sobre a atratividade de Londrina enquanto destino. A alta ocupação dos voos partindo do terminal, que chegou a 88% no mês de agosto, demonstra a viabilidade do aeroporto”.

No fim de agosto, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), confirmou a compra do ILS junto ao grupo francês Thales por R$ 14.244.195,56. O equipamento está em fase de entrega. A previsão é de que chegue ao Brasil, via transporte marítimo, no fim deste mês e seja entregue em Londrina no dia 10 de outubro.

O cronograma de implantação segue confirmado. As obras de infraestrutura, iniciadas em 20 de julho, devem ser concluídas até 22 de setembro. A montagem do sistema vai ocorrer entre 12 de outubro e 8 de novembro, seguida de testes logísticos e técnicos, programados para 9 a 15 de novembro. Na sequência, a FAB realizará o voo de homologação, previsto entre 16 e 22 de novembro. A inauguração oficial está marcada para 10 de dezembro, dentro do calendário de festividades dos 91 anos do município.

Por Paulo Andrade

Comentários