SEGUNDA, 03/07/2023, 16:07

Instituto de Desenvolvimento Rural lança aplicativo que conta as horas de frio

Com nova ferramenta, produtores podem decidir se há necessidade de estimular a chamada quebra de dormência nas culturas para garantir uma boa produção.

Um aplicativo para celular que informa a quantidade acumulada de horas de frio ao longo do inverno e com isso pode auxiliar na decisão de estimular, artificialmente, a chamada quebra da dormência em culturas de clima temperado, basicamente frutas, como a uva, a laranja e a maçã.

Pablo Nitsche, pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Rural e coordenador da equipe que criou o aplicativo Horas Frio Paraná, explica que em caso de pouco frio durante o inverno, situação típica de regiões tropicais e subtropicais, as frutíferas de clima temperado perdem as folhas e entram em repouso para acumular nutrientes, hormônios e açúcares, que serão usados na brotação, florescimento e frutificação do ciclo seguinte.

Mas, isso só vai ocorrer, de forma significativa e garantir a produção, se houver um certo número de horas de frio, que varia de acordo com a espécie. O pesquisador afirma ainda que, se as temperaturas não chegarem à quantidade necessária, a quebra da dormência precisa ocorrer com a aplicação de um agroquímico.

As informações, explica o pesquisador, são apresentadas em duas faixas de busca. Um grupo abrange 10 cidades, que somam temperaturas inferiores a 15 ºC e a 18 ºC, entre elas Londrina, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Cambará e Maringá, onde há produção, principalmente, de frutas cítricas.

A outra faixa é para as temperaturas inferiores a 7,2ºC e a 13ºC e que vale para 20 municípios, entre eles Apucarana, onde a produção de uva vem crescendo nos últimos anos.

O Horas Frio Paraná é gratuito e já está disponível nas lojas App Store e Google Play.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários