SEGUNDA, 25/03/2024, 07:05

Intenção de Consumo das Famílias cai 5,5% no Paraná em março

Fatores de maior impacto foram Momento para Duráveis e Acesso ao crédito

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 5,5% no Paraná no mês de março e ficou em 103 pontos. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, essa é a segunda retração do ano e foi mais intensa do que a média nacional, que baixou 0,8% e marca 104,1 pontos.

Os fatores de maior impacto no indicador de consumo foram Momento para Duráveis, marcando 66,6 pontos, e redução 9,6% em relação a fevereiro. Por estar abaixo dos 100 pontos esse subindicador está na zona de insatisfação, assim como o Acesso ao crédito, com 69,9 pontos, e baixa de 9,3% na variação mensal.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, explica que a maior redução do índice ocorreu entre as famílias com renda até dez salários mínimos, entre as quais o indicador caiu 5,8%. Nas famílias de maior renda a ICF teve decréscimo de 4,2%.

Os demais aspectos avaliados também tiveram queda em março: Nível de Consumo Atual (-7%), Perspectiva de Consumo (-7%), Perspectiva Profissional (-6,4%), Emprego Atual (-3%) e Renda Atual (-1,1%).

Por João Gabriel Rodrigues

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