QUINTA, 26/10/2017, 18:46

Intenção de consumo das famílias paranaenses cresce 6% em outubro, em relação a setembro

Segundo o indicador divulgado pela Fecomércio, a perspectiva de compra de bens duráveis também apresentou alta.

Segundo dados divulgados pela Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) a intenção de consumo das famílias paranaenses continua em alta. Esta é uma boa notícia, porque o indicador mostra uma variação de 6,1% se comparada com setembro. Em relação ao mesmo período de 2016, a variação também é positiva com 32,2%, como comenta o diretor de planejamento da Fecomércio, Rodrigo Rosalém. Os dados nacionais mostram uma alta de 16,7% em comparação com o ano passado e de 5,4% se comparada com o mês anterior.

Entre as classes, tanto famílias com renda de até 10 salários mínimos, como nas de maior renda, os índices de perspectiva profissionais, acesso ao crédito, perspectiva de consumo e momento para duráveis apresentam números positivos.

O indicador de momento para bens duráveis mede a perspectiva de compra de bens, que são produtos mais caros e que duram mais. A maioria deles requer endividamento e mais planejamento também, como destaca Rosalém. A intenção de compra, nesse caso, apresentou uma alta, atingindo quase que o dobro em relação ao índice nacional.

De acordo com Rosalém, esse cenário mostra que os próximos meses podem ser melhores para a indústria e comércio do Paraná. Essa reação mais positiva já deslumbra bons números para os setores.

Por Claudia Lima

Comentários