QUARTA, 04/11/2020, 18:29

Intenção de consumo das famílias paranaenses segue em alta pelo terceiro mês consecutivo

Pesquisa da Fecomércio mostra aumento de 3% do indicador em outubro e sinaliza para um fim de ano bom, com elevação da perspectiva de consumo nos próximos meses.

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias, medido pela Confederação Nacional do Comércio e pela Fecomércio, segue em ascensão no Paraná e registrou a terceira alta consecutiva em outubro, passando de 88,4 pontos em setembro para 91,1 pontos no mês passado. E essa elevação, segundo a entidade, foi motivada em grande parte pelas famílias de renda maior.

Em outubro, o crescimento do indicador entre as classes socioeconômicas até foi parecido, mas nos meses anteriores o aumento foi bem maior entre as famílias com mais renda, com um salto de quase 13 pontos, mais que o dobro do crescimento das famílias que recebem até dez salários.

Rodrigo Rosalem, diretor do Sistema Fecomércio no Paraná, avalia que a terceira alta consecutiva no indicador revela uma confiança maior do consumidor paranaense e aponta para uma tendência de volta à normalidade anterior à pandemia.

Como sempre, o indicador paranaense ficou acima da média nacional, que foi de 68,7 pontos. Mas, os dois ainda se mantêm abaixo dos 100 pontos, nível considerado desfavorável pela pesquisa.

Entre os pontos avaliados para definir o indicador, o diretor do Sistema Fecomércio destaca a Perspectiva de Consumo para os Próximos Meses, que mostrou a maior variação mensal, com mais de 15% de setembro para outubro, e o Nível de Consumo Atual, que também surpreendeu, com alta mensal de mais de 9%.

A pesquisa também mostrou uma recuperação no subindicador Segurança no Emprego Atual, que cresceu 2,5% em outubro e a Perspectiva de Melhora Profissional, que teve uma elevação de pouco mais de 2%.

Comentários