QUARTA, 24/10/2018, 19:29

Intenção de consumo dos paranaenses cresce mais de 2% nos últimos doze meses

Mas, na comparação com setembro, o indicador registrou queda. Segundo coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, em grande parte por três fatores, um deles a proximidade das eleições.

A Intenção de Consumo das Famílias paranaenses registrou alta de 2,3% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Por outro lado, a pesquisa, feita pela Confederação Nacional do Comércio e divulgada pela Fecomércio, revelou uma queda de quase 2% do indicador na comparação com setembro desse ano.

A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, explica que até março a intenção de consumo das famílias vinha com números positivos. Mas, a partir de abril houve uma guinada nos dados, basicamente por três fatores: as mudanças no câmbio, a greve dos caminhoneiros e o cenário eleitoral.

Dos sete componentes do indicador de intenção de consumo das famílias, quatro subindicadores registraram números positivos na comparação anual, com destaque para Perspectiva de Consumo, que teve quase 20% de aumento em relação a outubro de 2017.

Mas, por outro lado a pesquisa revelou uma redução em outros subindicadores. O destaque negativo ficou para a Perspectiva Profissional, que caiu 15% na comparação com outubro do ano passado e pouco mais de 7% com relação a setembro.

De acordo com a coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, esses números revelam uma certa insegurança do trabalhador em relação ao futuro.

A pesquisa também revelou que a intenção de consumo entre as famílias de renda mais alta, que teve uma grande retomada em março, passou a cair gradualmente nos meses seguintes e chegou a 1,66% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2017.

Já nas famílias com renda inferior a dez salários, o indicador ficou quase 3,5% acima do patamar de outubro do ano passado.

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