QUINTA, 25/03/2021, 14:36

Ipem alerta sobre os cuidados na compra de pescados e ovos de Páscoa

Fiscalização iniciada no começo de março está agora em fase de pericia de material apreendido com suspeita de fraude nos pesos.

Desde o início do março, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná percorre supermercados, peixarias e demais estabelecimentos de Londrina que vendem diferentes tipos de pescados e variadas ofertas de ovos de chocolate.

Os produtos de Páscoa enchem os olhos nesta época do ano, mas os consumidores devem tomar alguns cuidados.

De acordo com gerente regional do Ipem, Marcelo Trautwein, é preciso estar atento às indicações de peso e quantidade, bem como à qualidade dos brinquedos que, em alguns casos, acompanham esses produtos sazonais.

Ovos, bombons, demais chocolates, colombas ou qualquer produto embalado deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Esta indicação deve ser referente somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e dos brindes.

  • Outra dica importante é não comprar pela numeração dos ovos de Páscoa serve apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho. Sobre os pescados, a atenção do consumidor deve ser na compra de peixe fresco e atenção também na pesagem principalmente nos congelados.

Após ir a campo e checar os produtos no inicio de março, o Ipem está na fase de checagem em laboratório dos pesos e parâmetros dos produtos apreendidos.

O consumidor que desconfiar de fraude ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 645 01 02 do Ipem ou pelo 3321-3377.

Por Guilherme Marconi

Comentários