QUARTA, 04/11/2020, 15:11

Jardim Botânico de Londrina e Parque Municipal Arthur Thomas ainda permanecem fechados para visitação

Apesar das demais áreas de lazer da cidade estarem liberadas, o motivo principal para a restrição é a falta de pessoal para fazer o controle dos visitantes

Mesmo com decreto municipal liberando público nas áreas de lazer, dois dos principais parques de Londrina permanecem fechados para visitação. O Jardim Botânico de Londrina na zona sul da cidade que é de responsabilidade do Governo do Estado está com catracas fechadas, mas do lado de fora a área de lazer tem recebido grande público que faz caminhadas, corridas e outras atividades físicas na avenida de acesso ao parque, mas há também aglomerações de pessoas no estacionamento do Jardim Botânico. 

A engenheira agrônoma, Patrícia Moreira Marques, que faz parte do quadro técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentavel e Turismo, a Sedest explica que a reabertura da área interna está em estudo, mas informa que Jardim Botânico não possui quadro de pessoal suficiente para garantir uma abertura segura do espaço, já que seria preciso de um controle rigoroso de entrada de visitantes, com aferição de temperatura e aplicação de álcool em gel.

Sobre a aglomeração do lado de fora do Jardim Botânico, sobretudo no estacionamento, a gestora do parque lembra que a fiscalização não é de responsabilidade da Sedest, e sim dos órgãos de segurança.

Procurado pela CBN, o secretario municipal de meio ambiente, José Roberto Behend, enviou nota explicando que o Parque Arthur Thomas é uma unidade de conservação, espaço controlado com necessidades distintas de outras áreas livres de uso públicos. A SEMA informou ainda está estudando as alternativas para o retorno do turismo em contato com a natureza, levando em consideração as medidas de segurança necessárias.

Por Guilherme Marconi

Comentários