SEXTA, 01/06/2018, 19:10

Justiça determina que Câmara de Vereadores pague salários de vereadores afastados do cargo

Rony Alves e Mario Takahashi estão sem receber salário desde janeiro, quando foram afastados das atividades parlamentares por suspeita de recebimento de propina em troca de alteração de zoneamento de áreas.

O juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública, Marcos José Vieira acatou o pedido feito por Maurício Carneiro, advogado de defesa do vereador afastado Rony Alves e determinou que a Câmara Municipal de Londrina pague os honorários dele, apesar do afastamento de 180 dias. O parlamentar está com o salário suspenso desde janeiro quando foi afastado das atividades no legislativo.

O advogado defende que o vereador não está afastado por decisão dele e sim, por uma determinação da justiça para evitar interferência nas investigações do Ministério Público.

O vereador está afastado do cargo desde o final de janeiro, quando foi determinado o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica. Isso durante a operação ZR3, que investiga um suposto esquema de corrupção na alteração de zoneamentos em Londrina, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).  O advogado destaca ainda que a decisão favorável a Alves se estende ao vereador Mario Takahashi, já que o motivo do afastamento é o mesmo. 

Em paralelo foi aberta uma Comissão Processante (CP) contra os dois parlamentares. Segundo Carneiro, terminando o tempo de afastamento, eles devem voltar às atividades normais com ou sem a conclusão da CP.

Em decorrência do recesso na Câmara Municipal, não conseguimos contato com a assessoria de imprensa até o fechamento desta edição.

Por Claudia Lima

Comentários