TERCA, 18/07/2017, 18:51

Laudo de poços de monitoramento instalados para medir possível contaminação do lençol freático apresenta resultados positivos

Agora as amostras vão ser enviadas para a Sanepar e ao Instituto Ambiental do Paraná para uma nova avaliação.

Foram instalados dez poços de monitoramento de água nos cemitérios de Londrina. A intenção é saber se o lençol freático está sendo contaminado. Nessa terça-feira a prefeitura de Londrina recebeu o laudo de amostras coletados pela empresa contratada para realizar os trabalhos na cidade.

De acordo com o superintendente da Acesf, Douglas Pereira, o resultado foi positivo ao meio ambiente. A água estava sem cor, sem odor, e sem óleo. Ou seja, foi constatado uma água de boa qualidade sem contaminações.

Os poços têm 25 metros de profundidade e estão em cinco cemitérios de Londrina: área central, São Pedro e João XXIII; região norte, jardim da Saudade; região leste, São Paulo e Anchieta.

Ainda de acordo com o superintendente da Acesf, as amostras vão ser apresentadas para a Sanepar e ao Instituto Ambiental do Paraná – IAP para um novo trabalho de laboratório a fim de nova avaliação.

Os recursos para instalação dos poços são provenientes das taxas de manutenção que a Acesf cobra dos concessionários. Foram gastos R$ 70 mil.

Comentários