TERCA, 25/01/2022, 18:19

Levantamento da CMTU revela queda de 10% no número de óbitos no trânsito em 2021

Ao longo de sete anos, índice caiu 39%. Cidade passou mais de 30 dias seguidos sem registrar vidas perdidas por acidentes.

O novo balanço divulgado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) apresentou uma redução de 10% na quantidade de mortes no trânsito em 2021, quando comparado ao ano anterior. Em 2020, foram 68 óbitos. Já no último relatório, este número caiu para 61.

Este dado chama mais atenção quando observado ao longo dos últimos sete anos. De 2015 até agora, o recuo no volume de pessoas que perderam a vida no trânsito de Londrina foi de 39%. Para o major Sergio Dalbem, o resultado é consequência de medidas adotadas pela Companhia com o objetivo de reduzir as ocorrências em ruas e avenidas da cidade.

O relatório apontou ainda para uma diminuição na quantidade de vítimas ao longo do último ano passando de 3.518, para 3.449. Em relação ao número de ocorrências, também um recuo, de 2.964, em 2020, para 2.932, em 2021.

De acordo com o levantamento, Londrina passou 33 dias consecutivos sem mortes no trânsito, entre 21 de novembro e 23 de dezembro. Ao longo de todo ano, foram 310 dias sem registros. Além disso, não houve acidentes fatais na Avenida Saul Elkind, uma das principais vias do município.

A CMTU também ampliou o número de radares e equipamentos de videomonitoramento instalados na cidade. O diretor de trânsito considera que o uso dessas ferramentas contribuiu para reduzir as ocorrências no município.

Segundo o Placar do Trânsito, quase 227 mil infrações foram registradas na cidade. A maior parte delas, cerca de 54%, por excesso de velocidade. Deste total, 20 mil foram convertidas em advertências. A medida vale para faltas leves e médias cometidas por condutores que não tiveram infrações registradas durante os últimos 12 meses.

Para 2022, Dalbem avalia que a perspectiva é de dar continuidade ao trabalho, em busca de melhores resultados, focando em ações educativas, junto a outros órgãos parceiros da Companhia, como também ao lado da sociedade civil organizada.

O levantamento divulgado pela CMTU mostrou ainda que mais de 130 atividades de conscientização, como palestras, curso e ações durante a Semana Nacional do Trânsito, foram realizadas entre janeiro e dezembro de 2021.

Por Victor Assis

Comentários