Lideranças da região se mobilizam para retomada e ampliação de voos em Londrina
Entidades afirmam que corte de voos prejudica economia, saúde, turismo e articulação política do norte do estado
A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina definiu uma série de ações para tentar reverter a redução de voos diretos entre Londrina e Curitiba, incluindo o cancelamento da rota matutina, que é considerada essencial por empresários e lideranças locais. A articulação também busca a ampliação da malha aérea e melhorias na estrutura do Aeroporto Governador José Richa.
A avaliação da Comissão é de que o corte de voos representa um retrocesso para o desenvolvimento econômico e social do norte do Paraná, afetando a conexão entre as duas principais cidades do estado. De acordo com a Deputada Federal Luísa Canziani, a mobilidade entre Londrina e Curitiba é fundamental para setores estratégicos, e não vai aceitar a retirada da rota matinal.
Entre as medidas aprovadas está o agendamento de reuniões com companhias aéreas para discutir a retomada dos voos cancelados e o reforço nas operações diárias. A Comissão também pretende envolver deputados estaduais e federais, além de entidades da sociedade civil organizada, para ampliar a pressão por soluções.
A agenda inclui ainda pleitos por investimentos no aeroporto de Londrina.
A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina é formada por Prefeituras, entidades empresariais, parlamentares, representantes da sociedade civil e órgãos técnicos como CREA-PR e Sebrae.