Londrina tem uma das maiores aprovações do Paraná no programa Parceiro da Escola
Pais reconhecem avanço na gestão escolar e infraestrutura depois da implantação do modelo
Depois de seis meses da implementação do programa Parceiro da Escola, Londrina aparece com 93,1% de aprovação entre os pais de alunos e está entre as cidades com melhor avaliação, conforme pesquisa divulgada pelo instituto Radar Inteligência.
A cidade aparece atrás apenas de Ponta Grossa (94,9%) e Toledo (93,5%) entre os Núcleos Regionais de Educação com maior índice de aprovação no Estado. A satisfação em Londrina também se destaca no conhecimento dos pais sobre o programa: 94,4% sabem que a escola dos filhos está incluída na iniciativa, índice superior à média estadual de 81,4%.
A média paranaense também é positiva: 86,5% dos pais aprovam o primeiro semestre do programa, implantado em 82 escolas estaduais. Outros 84,2% recomendariam a iniciativa a outros responsáveis. O levantamento ouviu 2.002 responsáveis ao longo de junho em escolas de 15 Núcleos Regionais. Para o Secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, os dados positivos mostram o reconhecimento da comunidade.
De acordo com o Secretário, a ausência de aulas vagas é percebida pelos pais como o principal benefício, seguido por agilidade em reparos, melhorias estruturais e qualidade da merenda.
Atualmente, 82 escolas em 34 municípios do Paraná participam do projeto, com gestão compartilhada com os grupos Apogeu, Tom Educação e Impulso, conforme a região. Essas empresas são responsáveis por tarefas como reposição de professores, entrega de uniformes e materiais escolares, pontos que também obtiveram alta aprovação dos entrevistados.
O modelo utiliza da tecnologia para acompanhar a gestão e também busca fortalecer a formação continuada dos diretores, dos quais 45% passaram a participar mais ativamente desses processos.
O programa não altera o conteúdo pedagógico nem a responsabilidade do Estado sobre o ensino, mas reorganiza a parte administrativa com o objetivo de melhorar o ambiente escolar e garantir o bom funcionamento das unidades.