TERCA, 27/08/2019, 18:52

Lideranças de Londrina e região pressionam Governo a mudar projeto de Lei de fusão do Iapar

Após Sociedade Rural decidir lançar manifesto contra proposta, deputados estaduais se reuniram com Ratinho Júnior para discutir o assunto.

O projeto de Lei que prevê a fusão de três órgãos estaduais, entre eles o Iapar, em uma única estrutura continua recebendo fortes críticas das lideranças da região, que decidiram iniciar um movimento para pressionar o Governo a rever a proposta. A Sociedade Rural do Paraná, por exemplo, anunciou um manifesto contra o projeto, a ser lançado nos próximos dias. Um protesto contra o que a Rural considera como o fim do Instituto. Na semana passada, os pesquisadores do Iapar encaminharam ainda uma carta aberta aos deputados estaduais e também se posicionaram contra a fusão.

Na segunda-feira, a pressão ganhou mais um reforço. Os deputados estaduais Tercílio Turini e Cobra Repórter tiveram uma audiência com o governador Ratinho Júnior, no Palácio Iguaçu para discutir o assunto.

Tercílio afirma que o governador foi extremamente receptivo e garantiu que vai conversar com o secretário de Agricultura sobre o assunto. Tercílio diz que a bancada de deputados da região está preocupada, principalmente, com a redução no volume de pesquisas feitas pelo órgão e a transferência da sede para Curitiba.

O deputado Cobra Repórter vai além e teme que a fusão represente o fim do Iapar. O parlamentar diz esperar que o Governador tenha sensibilidade, volte atrás na decisão e retire o órgão do projeto.

Pela proposta, enviada à Assembleia Legislativa no dia 12 de agosto, o novo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná vai receber todas as receitas, saldos financeiros, funcionários, imóveis e o patrimônio, além das obrigações, de três instituições, o Iapar, a Emater e o Centro Paranaense de Referência Agropecuária. Já a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, Codapar, segundo o projeto enviado à Alep, vai passar por um processo de liquidação e será extinta.

Comentários