SEGUNDA, 19/05/2025, 07:20

Liminar do Tribunal de Justiça obriga fim da greve das professoras de creches filantrópicas

Atendimento volta ao normal em todos os Centros de Educação Infantil de Londrina nesta segunda-feira (19)

Uma liminar do Tribunal de Justiça do Paraná determinou a suspensão da greve das professoras de instituições filantrópicas em Londrina. O documento foi assinado pelo desembargador Carlos Mansur Arida, e indica que o Sinpro (Sindicato dos Professores) não está cumprindo a exigência de funcionamento essencial de 60% do efetivo dos CEIs (Centros de Educação Infantil), mesmo após decisão judicial.

De acordo com a decisão do TJ, o município apresentou imagens demonstrando que parte das creches estavam sem nenhum atendimento, demonstrando que a ordem não estava sendo cumprida.

Na manhã de sábado (17), o Sinpro reuniu algumas professoras para tirar dúvidas e comunicar sobre a validade da liminar. De acordo com André Cunha, Presidente do Sindicato, nesta segunda-feira (19), ele viaja à Curitiba para tentar derrubar a liminar e manter a greve.

O Presidente se mostra confiante na decisão sobre a revogação da liminar e acredita que a paralisação com 60% do efetivo deve voltar já na terça-feira (20).

A negociação com a Prefeitura se arrasta a mais de 20 dias, pois para o poder executivo, era necessário que o sindicato patronal também participasse da reunião.

Enquanto a liminar estiver em vigor, o sindicato orienta que todas as creches filantrópicas de Londrina voltem a funcionar normalmente, com 100% do efetivo. A categoria de professoras de creches filantrópicas representa cerca de 1.400 profissionais, que atendem aproximadamente 8 mil crianças em Londrina.

Por Paulo Andrade

Comentários