SEGUNDA, 27/11/2017, 00:05

Livro retrata as muitas transformações de Londrina na década de 1950

Baseada em imagens do primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura, obra teve como ponto de partida registros inéditos da cidade, raridades que quase foram parar na lata de lixo.

Uma década de Ouro. Os anos 1950 representaram para Londrina um período de riqueza e muita prosperidade. Com a lavoura do café em expansão, os resultados para a economia da cidade começaram a aparecer por toda a cidade. Seja pelos novos e cada vez mais altos prédios, ou pelas grandes mansões.

Para o setor público também foi um período de fartura, marcado por grandes obras de infraestrutura, abertura de avenidas e pela construção da Concha Acústica, da antiga Rodoviária, hoje Museu de Arte, e ainda do Aeroporto. Foi nessa época também que o lago Igapó foi formado.

E é esse período rico da história da cidade, que o livro Transformações urbanas: a Londrina da década de 1950 pelas fotografias de Oswaldo Leite se propõe a resgatar. A obra é de autoria dos professores Paulo César Boni e Rosana Reineri, que fazem parte do Grupo de Pesquisa, Comunicação e História do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq.

Toda a pesquisa histórica do livro teve uma fotografia como ponto de partida. Com prefácio do jornalista Widson Schwartz, a obra faz uma viagem pelas imagens e história de Londrina. Oswaldo Leite foi o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura e deixou um arquivo de mais de 25 mil fotografias.

O professor conta que naquela época, o prefeito prestava contas da administração à Câmara de Vereadores, a cada seis meses, e as fotografias eram as provas documentais de que a obra tinha sido feita ou estava em andamento. Paulo César Boni diz que grande parte do rico acervo do fotógrafo permanece inédita e será publicada pela primeira vez, justamente, no livro.

No sétimo e último capítulo do livro, os pesquisadores fazem uma homenagem a Oswaldo Leite, falecido em 1995. Paulo César Boni conta que, por muito pouco, todo o acervo de Leite não foi incinerado. E quem salvou o material foi justamente o substituto dele na Prefeitura, o fotógrafo Hélio Silva.

O lançamento do livro Transformações urbanas: a Londrina da década de 1950 pelas fotografias de Oswaldo Leite será no dia 29 de novembro, quarta-feira, às 20 horas, no Museu Histórico.

Comentários