QUARTA, 17/03/2021, 19:29

Londrina e mais duas cidades da região decidem continuar seguindo apenas restrições de Decreto Estadual

Em sete municípios, entre eles Alvorada do Sul, Bela Vista e Sertanópolis, lockdown começa já nesta quinta-feira.

Depois de adiarem a reunião para aguardar qual seria a decisão do Governo do Estado, os prefeitos dos 19 municípios que fazem parte do Fórum Regional de Saúde chegaram a uma definição na tarde desta quarta-feira. De todas as cidades que participaram do encontro, intermediado pelo CISMEPAR, 17ª Regional de Saúde e Casa Civil, apenas Londrina, Cambé e Ibiporã decidiram continuar seguindo o Decreto Estadual, sem nenhuma mudança.  As outras 16 cidades do grupo decidiram ampliar as restrições e vão editar decretos municipais para oficializar as novas medidas.

Alvorada do Sul, Prado Ferreira, Sertanópolis, Lupionópolis, Bela Vista, Primeiro de Maio e Assaí, optaram por adotar a chamada fase 1, com lockdown e fechamento dos serviços não essenciais, além da proibição da circulação de pessoas e veículos em vias públicas, exceto para alguns casos, a partir desta quinta-feira 18 de março até a próxima segunda-feira, 22, explica o prefeito de Ibiporã e coordenador do Fórum, José Maria Ferreira.

Nove municípios optaram pela chamada fase dois, prevista para começar na próxima terça-feira, 23, e que traz restrições um pouco mais brandas. São eles Miraselva, Florestópolis, Jaguapitã, Centenário do Sul, Porecatu, Jataizinho, Guaraci, Tamarana e Rolândia.

Nesta fase, passa a ser permitido o funcionamento, com restrições, de alguns estabelecimentos, entre eles bancos, lotéricas, restaurantes e lanchonetes, além de supermercados, padarias, escolas e universidades.

José Maria Ferreira explica ainda que a ideia é fazer com que os municípios que aderiram ao lockdown consigam avançar no controle da doença e passem então para a fase dois na próxima semana.

A duração e a intensidade das medidas, segundo os prefeitos, serão avaliadas de forma contínua, e elas podem ser amenizadas, prorrogadas ou intensificadas de acordo com o cenário epidemiológico e assistencial na região. O modelo de decreto definido pelos prefeitos também autoriza a instalação de barreiras sanitárias em qualquer ponto do município a fim de fiscalizar e orientar o cumprimento das medidas.

Comentários