QUINTA, 20/08/2020, 18:39

Londrina e Tamarana têm em média 2,8 mil mesários voluntários cadastrados e a expectativa é que até o dia 16 de setembro ao menos 4 mil se coloquem à disposição da Justiça Eleitoral

As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo ou pelo whatsapp.

A pandemia do novo Coronavírus acelerou processos tecnológicos que permitam acessos de forma remota em diversos setores.

Nas Eleições 2020 não foi diferente.

A Justiça Eleitoral precisou inovar para a inscrição, convocação e capacitação dos mesários. Pela primeira vez, os mesários podem se inscrever pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado em qualquer plataforma (Android e iOS) no Google Play e na Apple Store. A inscrição também pode ser feita pelo site do Tribunal Regional Eleitoral.

O processo de convocação obrigatória nesse ano eleitoral ainda não foi suspenso por causa da pandemia, porém só serão convocados caso falte o volume necessário de voluntários. Muitos já se colocaram à disposição para o pleito que ocorrerá no dia 15 de novembro no primeiro turno e 29 de novembro para o segundo turno.

Para os voluntários cada cartório eleitoral está definindo uma logística própria, de acordo com a realidade dos municípios, para as convocações, que também são realizadas por carta postal, e-mail e entrega pessoal.

Em Londrina a ferramenta de busca de voluntários por whatsapp e pelo aplicativo e-Título estão sendo válidas.

No total em Londrina e Tamarana em média 2,8 mil mesários voluntários estão cadastrados e a expectativa é que até o dia 16 de setembro ao menos 4 mil se coloquem à disposição da Justiça Eleitoral, além de outros mil voluntários para o apoio logístico.

Podem ocorrer substituições e haverá cadastro reserva de voluntários, mesmo posterior à data de publicação do edital de voluntários que é dia 16 de setembro.

Até o momento, mais de 43 mil eleitores já se voluntariaram para serem mesários no Paraná. No total, são necessários 88 mil mesários para atuar nas 22 mil seções eleitorais dos 399 municípios do Estado.

De acordo com a coordenadora de Comunicação do TRE Paraná, Rubiane Kreuz, o treinamento dos mesários será feito de forma online.

Todos os eleitores que trabalharem durante as eleições para a Justiça Eleitoral terão direito de dois dias de folga, sem dano ao salário e auxílio alimentação. Além de ser beneficiado em concursos para critérios de desempates entre outros benefícios.

No Paraná são mais de 8 milhões de eleitores aptos a votarem nessas eleições.

Por Bruno Carraro

Comentários