Londrina Esporte Clube celebra 69 anos neste sábado (5)
Pelo segundo ano seguido, clube não prepara nenhum evento para comemorar com o torcedor alviceleste
O Londrina completa 69 anos de fundação neste sábado. Criado em 5 de abril de 1956, o time alviceleste ostenta uma história de conquistas como o Campeonato Brasileiro da Série B (1980), a Primeira Liga do Brasil (2017), cinco títulos do Campeonato Paranaense (1962, 1981, 1992, 2014 e 2021) e quatro títulos do interior do Estadual (2013, 2015, 2016 e 2017).
O apelido de "Tubarão" foi adotado em meados da década de 1970, inspirado no filme de Steven Spielberg. O jornalista Victor Grein Neto publicou manchetes nos jornais da época nomeando o time. Segundo ele, o Londrina "engoliu" todos os adversários naquele ano.
A equipe vive agora um novo momento. Em 2024, o clube teve 90% das ações adquiridas pela Squadra Sports, empresa comandada por Guilherme Bellintani. No ano zero da nova gestão, o clube passou por um processo de adaptação e, dentro de campo, os resultados não vieram.
Já nesta segunda temporada sob nova direção, o cenário tende a ser mais promissor. Nesta semana, o Corpo de Bombeiros finalmente deu aval para o clube voltar a mandar jogos no Estádio VGD. Foram meses de reformas e adequações realizadas pelo Londrina. Em breve, deve começar a construção do novo centro de treinamento próprio do clube. Até lá, o elenco tem se revezado entre o Estádio do Café e o VGD.
No Campeonato Paranaense, o time chegou até a semifinal, mas foi eliminado nos pênaltis pelo Operário, que acabou campeão da competição. Iago Telles foi o artilheiro do Estadual, com oito gols — algo que não acontecia há 30 anos —, e Pablo foi eleito a revelação do campeonato.
Pelo segundo ano consecutivo, o clube não preparou nenhuma comemoração com o torcedor para celebrar o aniversário do LEC. No ano passado, um dos motivos apresentados para a ausência de festividades foi o momento vivido pela equipe. Na ocasião, o time havia sido eliminado de forma vexatória nas quartas de final do Paranaense. No jogo de ida, o clube venceu o Athletico por 1 a 0 no Estádio do Café, mas, na volta, sofreu uma goleada de 6 a 0 na Ligga Arena.
Neste ano, nenhum representante do clube se pronunciou oficialmente. O que se sabe é que, neste sábado, o time realizará um jogo-treino no VGD contra o Atlético Clube Paranavaí, novamente com portões fechados, tanto para a imprensa quanto para a torcida.
Vale lembrar que, após a eliminação do Londrina na Série C de 2024, Guilherme Bellintani concedeu entrevista coletiva e afirmou que um dos objetivos da gestão é aproximar o torcedor do clube.
O Londrina volta a campo no dia 14 abril, contra o Ypiranga de Erechim. Ainda não está definido se a partida será realizada no Estádio do Café ou no VGD.