SEXTA, 13/10/2023, 14:10

Londrina lidera atendimento de acidentes com escorpiões no Paraná

Foram 167 casos de picadas entre janeiro e outubro

O CIATox (Centro de Informações e Assistência Toxicológicas), do Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina) informa que Londrina lidera o número de solicitações de atendimento de acidentes com escorpiões em 2023 no período entre 1º de janeiro e outubro deste ano.

 

O Ciatox registrou 649 solicitações de atendimento no Paraná, sendo que Londrina computou 167 casos. A cidade está a frente de Cianorte (56 solicitações), Foz do Iguaçu (51), Cornélio Procópio (32), Primeiro de Maio (23) e Arapongas (18).  Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de Londrina.

 

Apesar do número expressivo de casos de incidência, o secretário de saúde Felippe Machado, informou que apenas um caso foi considerado mais grave em uma picada sofrida por uma criança atendida no PAI (Pronto Atendimento Infantil).

O escorpião amarelo, por exemplo, apresenta excelente adaptação ao ambiente urbano e pode oferecer riscos à população. Os acidentes com escorpiões aumentam com a chegada da primavera e do verão devido às temperaturas mais altas e às chuvas. O secretário diz que Londrina tem uma rede de vigilância preparada para identificar e atender esses casos.

Caso sofra uma picada de escorpião, o cidadão deve buscar uma instituição de saúde imediatamente.  O secretário orienta a população a manter quintas limpos , evitar deixar entulhos, rebocar os muros e usar soleira nas portas. São dicas importantes, para minimizar a incidência de casos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina deixa a disposição da população, o Disque Dengue também para atendimento de escorpiões. O telefone é 0800-400-1234.  O CIATox da UEL também atende pelo (43) 3371-2244. 

Por Guilherme Marconi

Comentários