Londrina recebe evento que discute o “Parto Adequado”
É a primeira vez que o Paraná sedia o evento que discute a redução das cesáreas
Londrina está debatendo e trazendo o programa sobre “Parto Adequado” que incentiva o parto normal e a diminuição de cesáreas. O evento acontece pela primeira vez no Paraná e reúne profissionais de saúde de 22 hospitais filantrópicos e particulares.
Segundo a obstetra do Hospital Albert Einstein, Rita Sanches, o programa já está na fase 2, com mais de 130 hospitais integrando o sistema de incentivo ao parto normal.
Para a médica o “Parto Adequado” é o natural ou humanizado, que é conhecido como o parto normal. Ele é o mais saudável para a mãe e o bebê, porque cesárias deveriam ser escolhidas apenas quando há orientações médicas, quando ocorrem riscos com o procedimento natural.
De acordo com a enfermeira e especialista em regulação de saúde suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, Jaqueline Torres, existe uma preocupação de saúde pública em reduzir as cesáreas desnecessárias que são consideradas cirurgias, com todos os riscos. Mais de 10 mil cesáreas foram evitadas dentro do programa “Parto Adequado” em 18 meses de atividade na primeira fase de implantação do programa em todo o país.
Jaqueline explica ainda, que a expectativa é chegar ao índice de 40% dos partos normais dentro dos hospitais que estão no programa.
Em Londrina o Hospital Evangélico faz parte do programa “Parto Adequado” e em Cambé o Hospital São Francisco.