SEXTA, 23/01/2026, 16:04

Grandes avenidas de Londrina terão mutirão para reorganizar fios soltos e irregulares

Ação conjunta nas avenidas Tiradentes, Higienópolis, JK e Maringá mobiliza 23 empresas de telecomunicações para organizar cabeamento e eliminar riscos à população

A Copel informou que estão programadas, neste início de ano, ações integradas para a regularização do cabeamento de telecomunicações e de dados em Londrina. Os trabalhos devem ocorrer nas avenidas Tiradentes, Higienópolis, Juscelino Kubitschek e Maringá.
Os pontos que receberão as intervenções foram definidos em reunião realizada no dia 15 de janeiro, na prefeitura de Londrina, com a participação de representantes da Copel, do município e das operadoras de telecomunicações que atuam na cidade.
Ao todo, 23 operadoras serão responsáveis pela regularização da fiação instalada nesses endereços, com acompanhamento de equipes da Copel e apoio dos órgãos municipais de trânsito, segurança e iluminação pública. O cronograma das ações ainda será fechado entre as partes envolvidas.
Em 2025, a Copel emitiu em Londrina 714 notificações relacionadas à regularização de cabeamento e à eliminação de riscos, com índice de 100% de efetividade, segundo a companhia.
A Copel reforçou em nota que “a responsabilidade pela manutenção da fiação de telefonia e dados, dentro das normas técnicas e de segurança, é das operadoras de telecomunicações, conforme determina a legislação federal e resoluções conjuntas das agências reguladoras de energia e telecom”.
A companhia lembra ainda que casos de cabos instalados de forma irregular ou que ofereçam risco à população devem ser comunicados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. Outra recomendação importante para a população é que não se deve tocar em cabos soltos em nenhuma hipótese.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários