Londrina reduz tempo para abertura de empresas e sobe no ranking estadual
Tempo médio caiu para 1h42, colocando a cidade na 2ª colocação no Paraná
Em 2025, Londrina registrou um salto na agilidade para abrir empresas. O tempo médio caiu de 7 horas em maio para apenas 1h 42 em julho, colocando o município em 2º lugar entre as 10 maiores cidades do Paraná, atrás apenas de Curitiba, que leva 1h30.
Em 2024, a média anual era de 13h18 , o que deixava Londrina na 9ª posição do ranking. Os dados são do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia. O Secretário Municipal de Fazenda, Éder Pires, afirma que o levantamento é feito com base nas 10 maiores cidades do Paraná.
Entre 2 de janeiro e 11 de agosto de 2025, o número de processos pendentes de alvará caiu de 5.364 para 651, uma redução de 88%, equivalente a 4.713 processos a menos. No mesmo período, foram protocolados e respondidos 20.808 pedidos de Consulta Prévia e analisados 33.324 processos de alvará, incluindo o estoque acumulado.
Pires atribui o resultado à desburocratização e à automatização da Consulta Prévia, que hoje é feita em quase 100% dos casos, além da agilidade na análise de alvarás.
A Prefeitura de Londrina encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que institui a Lei de Liberdade Econômica Londrinense ( PL nº 212/2025) . Um dos pontos que o PL trata é a facilitação para liberar alvarás e licenças. De acordo com o Secretário, assim que for aprovado o projeto, Londrina pode assumir o 1º lugar no estado.
Para dar mais transparência, a Prefeitura implantou um painel público que mostra, em tempo real, o andamento e o tempo de resposta dos processos de licenciamento. O indicador, atualizado diariamente, está disponível no balcão de atendimento da Diretoria de Fiscalização e Atividades Econômicas.