SEGUNDA, 15/09/2025, 17:20

Londrina registra 244 incêndios em áreas de mata em agosto

Até o dia 10 de setembro, ocorreram 5.770 incêndios em vegetação em todo o Paraná, sendo a região norte do estado a mais impactada

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) registrou, até o dia 10 de setembro, 5.770 incêndios em vegetação em todo o estado, sendo a região de Londrina a mais impactada, com 244 registros em agosto. Nas cidades do Norte Pioneiro, foram 167 registros de queimadas.

De acordo com o aspirante Thomas Dias, sem chuva e com o tempo cada vez mais seco, os índices de incêndios em vegetação aumentam drasticamente por toda a nossa região.

Segundo dados do 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Londrina, em julho deste ano foram 171 casos e em agosto foram 244 queimadas registradas.

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) alerta que, até o fim de setembro, o tempo continuará mais seco, com pouca chuva durante o mês e precipitações localizadas que não atingem todas as regiões. Sendo assim, o cenário aumenta o risco de novos focos de incêndio florestal e exige atenção redobrada da população.

Diante desse cenário assustador, a recomendação dos bombeiros é redobrar os cuidados quanto ao uso do fogo, fazer a destinação correta de restos de materiais vegetais, lixo e móveis, sem utilizar queimadas para eliminar esses resíduos. Na área rural, é essencial manter aceiros e áreas de separação de vegetação, reduzindo os riscos de propagação dos incêndios.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários