TERCA, 30/01/2018, 18:43

Londrina registra quase o dobro da média histórica de chuva em janeiro

Excesso de água trouxe prejuízo para lavouras da região e algumas hortaliças chegaram a faltar nos supermercados e feiras da cidade.

Faltando poucas horas para o fim do mês, uma coisa é certa, pelo menos até agora foi o segundo janeiro mais chuvoso da história de Londrina. A média histórica para o mês aqui na cidade é de 220 mm. Mas neste janeiro choveu quase o dobro da média, foram 408 mm.

Segundo a agrometeorologista do IAPAR, Heverly Moraes, o número só é superado por janeiro de 2016, quando foram registrados 418 mm. Mas se ainda cair um pouco de chuva neste último dia do mês, a chance da média ser superada é grande.

E tanta água assim em um curto espaço de tempo significou prejuízo para muitos produtores rurais. Heverly Moraes diz que a redução do volume de chuvas nos últimos dias ajudou o agronegócio de toda a região.

Segundo a Agrometeorologista, desde o dia 20 de dezembro praticamente não parou de chover em toda a região.

Heverly Moraes diz ainda que, de maneira geral, todas as culturas sentem o excesso de água, mas aqui na região o prejuízo maior foi, principalmente, com a soja e o milho. Muitas hortaliças, como alface, rúcula, brócolis e couve flor sumiram do mercado. E o que chegava à cidade, quase sempre vinha de longe e a preços altos. O tomate, a banana e a abobrinha registraram aumentos de até 100%.

De acordo com Heverly Moraes, o mês de fevereiro deve começar sem chuva. A previsão para a primeira semana do mês é de sol com poucas nuvens.

Comentários