Londrina tem nove empresas no ranking das mil maiores do país
Duas empresas londrinenses do ramo do agronegócio são as que ocupam as melhores posições no ranking Valor 1000
Com destaque para os setores de agronegócio e construção civil, Londrina tem nove empresas listadas pelo ranking Valor 1000, publicado anualmente pelo jornal Valor Econômico em parceria com Serasa Experian e FGV - Fundação Getúlio Vargas considerando o critério da receita líquida. São elas: Cooperativa Integrada (146º lugar), Belagrícola (147º), Adama (212º), Sotran (534º), Plaenge (547º), GDM Seeds (618º), A. Yoshii (646º), Cacique (683º) e Conasa (737º). As empresas classificadas foram analisadas a partir dos balanços de 2022 e pelas práticas nas áreas ambiental, social e de governança (ESG).
A Integrada Cooperativa Agroindustrial, empresa londrinense com a melhor colocação no ranking (146º lugar), fechou 2022 com um faturamento de R$ 8,3 bilhões e está presente em 49 municípios. A cooperativa atua na venda de insumos, assistência técnica e recebimento da produção agrícola. A maior parte do faturamento vem da comercialização de grãos. Só em 2022, o crescimento foi de 40% se comparado a 2021. A Integrada atende mais de 12 mil cooperados e 2.000 colaboradores. Para João Francisco Sanches Filho, diretor vice-presidente da Integrada, essa conquista se deve ao reconhecimento e à confiança depositada pelos cooperados na empresa.
Pelo décimo ano consecutivo, a Construtora Plaenge conquistou a posição de maior construtora do Sul do Brasil. No segmento de empreendimentos imobiliários, é a única da região Sul a figurar na lista das dez maiores construtoras brasileiras. A Plaenge é também a maior empresa de Londrina em patrimônio líquido, totalizando R$ 1,431 bilhão. Atualmente, a empresa atua em 9 cidades brasileiras e também no Chile. De acordo com Alexandre Fabian, sócio-diretor da Plaenge, é graças ao posicionamento financeiro conservador que a empresa consegue passar por crises econômicas e entregar os empreendimentos dentro do prazo para os clientes.