QUINTA, 29/10/2020, 19:12

Londrina tem saldo positivo de mais de 900 vagas de emprego em setembro

Nas outras quatro cidades da região metropolitana analisadas números também foram positivos, destaque para Arapongas com mais de 400 novas vagas.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED, de setembro, apontam que o estoque de emprego formal nas cinco principais cidades da Região Metropolitana de Londrina apresentou saldo positivo de 1.818 postos de trabalho. Foram 9.731 contratações e 7.913 desligamentos no mês.

Todas as cinco cidades avaliadas pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR apresentaram resultado consolidado positivo, com destaque para Londrina, que registrou saldo de 903 postos. Foram quase 5.800 admissões e pouco mais de 4.850 desligamentos na cidade.

O professor da UTFPR e coordenador da pesquisa, economista Marcos Rambalducci, avalia que os números sinalizam para uma recuperação da economia local mais expressiva do que se acreditava, a princípio, com quase 2.500 novas vagas criadas nos últimos três meses.

Destaque para o comércio, com saldo positivo de 366 postos, a indústria, com 336, e a construção civil, 239. Em contrapartida, o setor de serviços, o mais forte de Londrina, perdeu 45 vagas. O que, segundo o economista, representa mais um ajuste em relação às vagas criadas pelo setor em agosto.

Para Rambalducci, com os saldos positivos de julho, agosto e setembro, a expectativa para os próximos três meses na cidade, ainda mais com as contratações temporárias que devem surgir até o fim do ano, é ainda melhor.  Com chance, inclusive, segundo o economista, de recuperar o saldo negativo de mais de 3 mil vagas no acumulado do ano.

Na região Metropolitana, destaque para Arapongas, que registrou saldo positivo de 415 vagas no mês. Na sequência aparece Cambé, com 249 postos novos em setembro e Rolândia, com 241. Em Ibiporã, o saldo positivo foi de apenas 10 vagas.

Todas as quatro cidades, segundo Rambalducci, recuperaram as vagas perdidas no ano e já registram saldo positivo em 2020.

Comentários