QUINTA, 27/10/2022, 17:28

Mais da metade dos alunos da rede estadual de Londrina e região ainda não fez a matrícula para 2023

Coordenador do Núcleo Regional de Ensino pede que pais não deixem para última hora e acredita que baixo número de matrículas até agora, faltando poucos dias para o fim do prazo, pode estar relacionado ao processo totalmente online.

O prazo para confirmação da vaga para 2023 na rede estadual de ensino, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula, acaba nesta segunda-feira, 31 de outubro. Mas, nos 19 municípios da área do Núcleo Regional de Ensino de Londrina, até a tarde desta quinta-feira, apenas 44% dos cerca de 73 mil alunos da rede tinham feito a matricula para 2023 no site “Área do Aluno”.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o processo foi antecipado esse ano para facilitar o planejamento e a abertura de turmas.

Manoel Canuto, coordenador de Logística Educacional do Núcleo Regional, pede que os pais ou responsáveis não deixem para última hora. Ele acredita que o baixo número de matrículas feitas até agora, há poucos dias do fim do prazo, pode estar relacionado ao fato de que em 2022 o processo é realizado totalmente online.

Manoel Canuto diz que os pais ou responsáveis que tiverem qualquer dificuldade com a matrícula online podem se dirigir a uma escola estadual e pedir ajuda, mas ele garante que o processo todo é bem simples.

Os pais ou responsáveis podem confirmar a vaga na escola que o filho já estuda ou na indicada pela Secretaria, para quem é novo na rede, ou, caso queira outra unidade, pode indicar até três instituições de preferência. Se esta for a opção, o estudante vai para o Cadastro de Espera de Vaga Escolar e o responsável deve entrar na “Área do Aluno” a partir de 11 de novembro, para ver o resultado da solicitação e então efetivar a matrícula.

Para os alunos que entraram no ensino médio este ano e vão para a segunda série em 2023 o processo é um pouco diferente. Além de confirmar a matrícula e escolher a escola, ele vai ter a oportunidade de optar pelo chamado itinerário formativo e escolher entre Linguagens e Ciências Humanas, que foca na liderança, ética, mídias digitais, oratória e práticas esportivas; ou Matemática e Ciências da Natureza, em que ele vai estudar empreendedorismo, robótica, programação e biotecnologia.

Comentários