Mais de 29 mil londrinenses recebem restituição do Imposto de Renda no primeiro lote nesta sexta-feira (29)
Receita Federal libera cerca de R$ 54 milhões para contribuintes londrinenses e alerta para golpes virtuais
A Receita Federal começou nesta sexta-feira (29) o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2026. Em Londrina, mais de 29 mil contribuintes serão contemplados nesta etapa, totalizando aproximadamente R$ 54 milhões liberados para a cidade.
Segundo o delegado da Receita Federal, Marcelo Ross, a maior parte dos contribuintes optou por receber os valores por meio da chave Pix vinculada ao CPF.
Já os contribuintes que optaram pelo recebimento tradicional, informando agência e conta bancária manualmente, precisam redobrar a atenção aos dados cadastrados. Segundo Marcelo Ross, divergências nas informações podem impedir o crédito automático da restituição.
A orientação da Receita é que o contribuinte consulte as informações diretamente pelo aplicativo oficial da Receita Federal, utilizando o módulo “Meu Imposto de Renda”.
Além da consulta pública para verificar se a restituição está incluída no primeiro lote, os contribuintes também conseguem acessar detalhes sobre valores e bancos de pagamento pelo aplicativo da Receita Federal. Para visualizar informações completas, é necessário possuir conta Gov.br nos níveis prata ou ouro.
O delegado também fez um alerta sobre o aumento de golpes virtuais durante o período de restituição do Imposto de Renda. Segundo ele, criminosos costumam enviar mensagens falsas por WhatsApp, SMS e e-mail informando supostas pendências ou problemas na declaração.
A recomendação é que os contribuintes evitem clicar em links suspeitos e utilizem apenas os canais oficiais da Receita Federal para acompanhar a situação da declaração e da restituição.