Mais de mil frascos de medicamento emagrecedor contrabandeado são apreendidos em Cambé
A apreensão é a maior do ano na região e evidencia o tráfico de produtos que exigem autorização da Anvisa
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um veículo em Cambé e encontrou uma carga expressiva de medicamento usado para emagrecer.
De acordo com o agente da PRF, Paulo Menegon, a apreensão é a maior do ano na região e evidencia o tráfico de produtos contrabandeados.
Os medicamentos não estavam sendo armazenados da maneira correta e estavam sendo transportados sem refrigeração no interior de uma panela elétrica e de caixas de som. Além disso, não apresentavam garantia de autenticidade. Assim, apresentavam risco notável à saúde pública.
Por se tratar de um produto sujeito a controle sanitário, sua entrada e comercialização no país exigem autorização da Anvisa.
A entrada irregular e posterior revenda colocam em risco a saúde dos consumidores, já que não há garantias sobre a procedência ou o armazenamento adequado do medicamento.
Em abril, a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou um controle mais rigoroso na prescrição e venda destes medicamentos, que estão sendo utilizados para emagrecimento por pessoas que não possuem condições de saúde que justifiquem o uso.