Maternidade do HU de Londrina inicia vacinação da BCG nos recém-nascidos
Desde a implantação do serviço, 13 bebês já receberam a dose
Recém-nascidos da maternidade do Hospital Universitário de Londrina (HU-UEL), estão recebendo a vacina BCG antes da alta hospitalar.
A imunização é garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e previne contra as formas graves da tuberculose. A ação faz parte da orientação da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) de implementação da vacinação nas primeiras horas de vida dos bebês, nas maternidades de alto risco que atendem casos mais complexos.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a maternidade do HU é a vigésima nona a aplicar a dose no Paraná. Em fevereiro de 2024 foi iniciada a implementação desse imunizante nas unidades de alto risco, além da maternidade Mater Dei, em Curitiba.
A aplicação da vacina BCG é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS) nas primeiras horas de vida ou nos primeiros 30 dias de vida do recém-nascido.
Para que a vacinação ocorra de forma segura, 12 profissionais foram capacitados pela 17ª Regional de Saúde de Londrina, em parceria com a maternidade municipal Lucilla Ballalai. Desde a implantação do serviço, 13 bebês já receberam a dose.