QUARTA, 01/10/2025, 18:25

Matrículas na rede estadual de ensino do Paraná foram iniciadas nesta quarta (01)

A primeira etapa acontece até o dia 15 de outubro e inclui a rematrícula de estudantes que já frequentam a rede estadual e permanecerão na mesma escola em 2026

Começou nesta quarta-feira (1º) o período de matrículas na rede pública estadual do Paraná para o ano letivo de 2026. O processo, organizado pela Secretaria Estadual da Educação (Seed-PR), será realizado em três etapas e deve ser feito preferencialmente pela Área do Aluno, acessada com CPF e celular cadastrados.

A primeira etapa acontece até o dia 15 de outubro e inclui a rematrícula de estudantes que já frequentam a rede estadual e permanecerão na mesma escola em 2026. Nesse mesmo período, ocorre o Processo Classificatório, destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que desejam ingressar na Educação Profissional e aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio que pretendem continuar no Subsequente.

Outro prazo importante é referente aos estudantes vindos de outras redes, ex-alunos que desejam retornar ou aqueles que ainda não possuem o Cadastro Geral de Matrícula devem atualizar seus dados cadastrais por meio do formulário disponível na Área do Aluno até o dia 29 de outubro.

A segunda etapa será de 10 a 21 de novembro, com matrículas no 6º ano do Ensino Fundamental para estudantes do 5º ano das redes municipais e na 1ª série do Ensino Médio para alunos que concluem o 9º ano.

Segundo o chefe do departamento de planejamento da rede estadual de educação, Eziquiel Menta, o processo de matrícula é essencial para a organização do próximo ano letivo.

Já a terceira etapa ocorrerá de 1º a 12 de dezembro, quando será possível solicitar transferência para uma instituição de preferência, diferente daquela em que o estudante esteve em 2025 ou da direcionada pela Secretaria. Nesse período, também poderão ser feitas novas tentativas de ingresso na 1ª série da Educação Profissional ou em um Curso Subsequente, além das matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários