TERCA, 22/11/2016, 18:43

Médico que matou policial federal é preso depois de 23 anos

O endocrinologista também responde por homicídio doloso, acusado de matar uma paciente ao receitar um medicamento para emagrecimento. 

O médico José Carlos da Costa foi preso pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Londrina. Ele foi condenado em maio de 2010 a 15 anos de prisão por ter matado o policial federal Sérgio Ferreira da Silva durante uma discussão no trânsito em 1993.

O médico estava em liberdade. Mas, como o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a aceitar as prisões de condenados em segunda instância, ele foi preso pelo Gaeco de Londrina nesta segunda-feira.

Costa também foi acusado de ter matado outra pessoa. Luciani Zanutto de Oliveira da Silva teria tomado dois frascos de um medicamento receitado pelo endocrinologista. De acordo com informações do Ministério Público, 10 dias depois, começou a passar mal e procurou atendimento do médico, e não foi atendida a tempo. O mandado de prisão foi expedido contra ele em 2006 e recorreu da decisão.

Ela foi encontrada morta em cima da cama em 2001. Exames do Instituto Médico Legal apontaram a causa da morte por intoxicação por anfetamina. Costa responde pelo crime de homicídio doloso (com intenção de matar) e teve a prisão decretada em 2006. Junto com ele, dois farmacêuticos foram denunciados. 

Ao ser preso nesta segunda-feira, o médico passou mal e foi encaminhado para o Hospital do Coração. Ele permanece em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva.

Por Claudia Lima

Comentários