SEGUNDA, 03/06/2024, 11:00

Menos de 0,5% dos contribuintes londrinenses não declararam o Imposto de Renda 2024

A expectativa da Receita Federal era receber 168 mil declarações em Londrina. No Paraná, 2,8 milhões de pessoas declararam o IR 2024

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2024 terminou na última sexta-feira (31) e em Londrina a Receita Federal praticamente atingiu a meta. A expectativa era receber 168 mil declarações na cidade, e 167.939 londrinenses declararam o IR 2024. Apenas 0,4% dos contribuintes não enviaram o documento.

No Paraná, a meta da Receita foi atingida. Mais de 2,869 milhões de pessoas entregaram a declaração do Imposto de Renda, quase 2,8% a mais que o esperado.

De acordo com Euclides Nandes, presidente do Sescap -LDR, Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região, o número de declarações geradas no Brasil ficou um pouco abaixo do esperado, porque os contribuintes do Rio Grande do Sul terão um prazo maior para fazer a entrega.

A partir desta segunda-feira (03), o contribuinte que perdeu o prazo já pode encaminhar a declaração de Imposto de Renda, mas terá que pagar uma multa a partir de R$ 165,74. De acordo com o presidente do Sescap LDR, a multa pode chegar a até 20% do montante do imposto devido.

Quem declarou mas precisa fazer uma correção pode fazer a retificação imediatamente. É importante fazer esse procedimento antes de ser notificado pela Receita Federal.

Quem não declarou o Imposto de Renda mas tinha a obrigação, pode ter o CPF suspenso, ser impedido de emitir ou renovar o passaporte e a carteira de trabalho, não pode realizar matrícula em instituições de ensino nem participar de concursos público e pode ser protestado em cartório e ter negativação do nome do contribuinte, entre outras implicações.

Por Juliana Takaoka

Comentários