SEGUNDA, 09/08/2021, 19:13

Método de pagamento por aproximação exige cuidados para evitar problemas com golpes

Pesquisa realizada pelo Procon revelou que mais da metade das pessoas não se sentem seguras utilizando recurso.

Ao longo do último ano, a possibilidade de efetuar pagamentos com o cartão sem a necessidade de inseri-lo ou digitar a senha, fez com que o método de aproximação ganhasse popularidade em meio à população.

No entanto, boa parte dos paranaenses ainda não tem conhecimento suficiente garantir que este recurso seja seguro, evitando golpes ou fraudes com a função. Uma pesquisa realizada pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-PR) revelou que 76,8% dos entrevistados não sabem como aplicar medidas de proteção relacionadas ao pagamento por aproximação.

De acordo Claudia Silvano, chefe do órgão, estes cuidados são fundamentais para quem for utilizar o método, já que apesar, de trazer facilidades ao consumidor, a nova tecnologia também pode representar riscos, caso alguns ajustes não sejam aplicados, como definir o valor máximo para cada transferência.

O levantamento do Procon também apontou que mais de 65% das pessoas não se sentem seguras para pagar através do recurso. Esta insegurança vem acompanhada da falta de orientação dada pelos bancos. 77,4% dos participantes da pesquisa responderam que não receberam instruções da Instituição sobre como utilizar o método.

Além disso, atualmente, não há opção de desativar o pagamento por aproximação nos cartões. Para a chefe do Departamento, é necessária uma maior divulgação das informações relacionadas à funcionalidade e também garantir que o consumidor possa escolher se vai aderir à função.

Uma das orientações é consultar frequentemente os extratos bancários, para acompanhar a movimentação da conta e garantir que não haja despesas incorretas. Outra medida importante é definir o valor e o limite de pagamentos que podem ser feitos utilizando a função.

 

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS,

Por Victor Assis

Comentários