SEXTA, 28/04/2023, 15:54

Minifusca é atração da nova campanha de educação no trânsito da CMTU

Lançado nesta sexta-feira em unidade da rede municipal, projeto quer levar informação de forma lúdica e divertida para as crianças e está aberto também às escolas particulares. 

O lançamento da cartilha “Amigos do Trânsito” e a apresentação do protótipo do carro desenvolvido especialmente para o público infantil, foi na tarde desta sexta-feira na Escola Municipal João XXIII, no Jardim Industrial, zona oeste da cidade. Durante o lançamento do projeto “Educação para o Trânsito – Construindo o Futuro”, além da exibição do carro, teve teatro de fantoches e apresentação de palhaços.

Mas, o protótipo, equipado com câmbio, retrovisores, acelerador, freio, cinto de segurança, faróis e setas, foi mesmo a estrela do evento na escola João XXIII. O minifusca conversível, com motor semelhante ao de uma moto de 100 cilindradas e com capacidade para uma criança e o monitor, foi cedido à CMTU por uma empresa do município que fabrica esse tipo de veículo, explica o presidente da CMTU, Marcelo Cortez. 

A ideia, ele afirma, é que as crianças se revezem no volante acompanhados do monitor que controla o carro, enquanto os colegas são os pedestres.

A cartilha do projeto traz jogos, ilustrações para colorir, espaço para desenhar e outras atividades relacionadas à segurança no trânsito.

A tiragem inicial, de 5 mil exemplares, vai para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, das 16 escolas que aderiram ao projeto, lançado em 2022, com foco inicial nos profissionais da rede. Para 2024, o objetivo é incluir, pelo menos, mais 25 instituições.

Segundo a CMTU, o projeto está aberto também para as escolas particulares.

A titular da Secretaria Municipal de Educação, parceira do projeto, Maria Thereza Paschoal, diz que, além da formação das crianças, o objetivo inicial do projeto é ter, pelo menos, um trânsito mais seguro no entorno das escolas.

O projeto envolve ainda um diagnóstico das condições de tráfego no entorno de cada instituição, com os principais problemas encontrados e propostas de intervenções que tragam mais segurança.

As escolas que tiverem interesse em participar do projeto devem entrar em contato com a coordenadoria de Educação da CMTU, pelo telefone 3379-7909.

Comentários