QUARTA, 21/06/2017, 19:30

Ministério da Saúde anuncia vacinação contra HPV para meninos de 11 a 15 anos

Secretário de Saúde diz que convencer o público jovem a se vacinar não é tarefa fácil e que estratégias do Município devem se concentrar nas escolas.

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação na oferta da vacina contra o HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos. A vacina já é oferecida aos meninos de 12 e 13 anos. Segundo o Ministério, a medida deve ampliar a proteção contra a odença nos adolescentes do sexo masculino. Segundo a pasta, a inclusão do novo grupo equivale a 3,3 milhões de adolescentes. Em todo o país, segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar este ano 80% dos mais de 7 milhões de meninos de 11 a 15 anos e a mesma porcentagem das mais de 4 milhões de meninas entre 9 e 15 anos. O secretário Municipal de Saúde, Felipe Machado, diz que a vacina contra o HPV é fundamental para a saúde dos jovens.

No Paraná, segundo a secretaria estadual de Saúde, cerca de 380 mil adolescentes do sexo masculino estão nessa faixa etária e devem ser vacinados contra o HPV. A meta é imunizar 80% desse público, o que representa pouco mais de 300 mil jovens em todo o estado. Felipe Machado afirma que o levantamento sobre a quantidade de jovens que deve receber a vacina em Londrina ainda está sendo feito pelos técnicos da Secretaria. Até o ano passado, o foco da campanha eram as meninas. Mas, segundo o secretário, a inclusão dos meninos na vacinação contra o HPV vai contribuir também para a proteção das meninas. Segundo Machado, convencer os jovens a se vacinar não é uma tarefa fácil.

O ministério da Saúde planeja uma campanha de conscientização para o público-alvo no mês de julho, período das férias escolares. A vacina contra o HPV também vai fazer parte da campanha nacional de multivacinação, de 11 a 22 de setembro. Segundo o secretário de Saúde, as estratégias para a vacinação do HPV em Londrina ainda estão sendo avaliadas, mas uma coisa é certa: estar nas escolas vai ser fundamental para o sucesso da campanha.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, onde há vacinação desde 2006, apontou uma redução de quase 90% da infecção oral por HPV. Um estudo realizado com homens de 18 a 70 anos do Brasil, México e Estados Unidos, aponta que os brasileiros têm mais infecção por HPV que os mexicanos e norte-americanos, com índices de 72% no Brasil, 62% no México e 61% nos Estados Unidos.

Comentários