SEGUNDA, 30/03/2020, 19:36

Ministério Público emite nota reafirmando necessidade de isolamento social

Documento afirma ainda que disseminação do novo Coronavírus ameaça gravemente a sociedade, de maneira jamais vista, e que isso torna imprescindível medidas incomuns.

O Ministério Público estadual reafirmou, em nota pública divulgada na manhã desta segunda-feira, a necessidade de que sejam mantidas as medidas de isolamento social para preservar a saúde da população neste momento de pandemia da Covid-19.

Na nota, o MP ressalta ainda a necessidade de uniformizar as condutas para enfrentar a crise atual, e que vem acompanhando, em todo o estado, os atos administrativos do poder público para que estejam fundamentados em decisões técnicas das autoridades sanitárias, sejam municipais ou estaduais.

No documento, o Ministério Público, afirma também que a disseminação do vírus ameaça gravemente o indivíduo e a própria sociedade, numa forma jamais experimentada antes e que isso torna imprescindível medidas incomuns. Ainda de acordo com a nota, o momento exige a necessária coesão social e das instituições na uniformidade de condutas necessárias para enfrentar um perigo tão expressivo como a pandemia da COVID 19.

A nota defende amplamente o isolamento e cita as recomendações da Organização Mundial de Saúde e da comunidade científica internacional. Nesse cenário, afirma o documento, a medida tem se mostrado efetiva para reduzir a taxa de transmissão do vírus.

No documento, o Ministério Público diz ainda que tem ciência da gravidade do momento e reafirma que toda a instituição está unidade na defesa da vida e da saúde da população paranaense.

A promotora Susana de Lacerda, responsável pela Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública aqui de Londrina, afirma que a nota endossa tudo que vem sendo feito pelo MP desde o início da pandemia, na cidade e no estado.

A promotora diz ainda que o isolamento social, defendido pela comunidade científica de todo o mundo como única alternativa para combater a propagação do novo Coronavírus, vem se mostrando a única alternativa para preservar a saúde da população.

A nota pública do MP é assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, pelo Corregedor-Geral, Moacir Gonçalves Neto e pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, Marco Antônio Teixeira.

Comentários