QUARTA, 15/07/2020, 15:09

Na tentativa de aumentar arrecadação, prefeitos apostam em Programa de Regularização Fiscal

Prefeituras da região oferecerem descontos de juros e multas para que os contribuintes paguem impostos atrasados

Para driblar a queda na arrecadação, por conta da crise financeira causada pelo novo coronavirus, as prefeituras da região estão adotando medidas de perdão integral ou parcial de juros e multas. O objetivo é que os contribuintes que têm dívidas com o município consigam se regularizar e com isso, entre dinheiro em caixa. Em Rolândia, o prefeito Luiz Francisconi Neto explica que pra quem possui débitos com a prefeitura está em vigor o Programa de Regularização Fiscal (PROFIS). Neste ano, o valor de imposto atrasado é de R$ 38 milhões e 688 mil.

Para participar é necessário que o munícipe busque atendimento no setor de tributação da prefeitura, que funciona de segunda a sexta, das 12h às 17h. A adesão ao programa oferece descontos de 65% a 100% de multas e juros, tudo dependendo da data e das condições do pagamento.

Em Cambé, o prefeito José do Carmo também se diz preocupado com a queda na receita e aumento de despesas. Segundo ele, a prefeitura oferece descontos e opções de parcelamento de dívidas por meio do Refis (Programa de Regularização Fiscal) que está em vigor até dezembro. Para mais informações, o contribuinte deve ir pessoalmente até a prefeitura.

O prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, também lamenta a queda na arrecadação e afirma que também está com o Refis em andamento. Na tentativa de beneficiar os contribuintes com descontos de juros e multas, a prefeitura vai negociar os débitos até o dia 30 de setembro. Os interessados também devem procurar a prefeitura.

A arrecadação de impostos caiu em Porecatu também. Com a autorização da Câmara de Vereadores, a prefeitura prorrogou o programa de regularização fiscal e os contribuintes que devem IPTU até 2018 podem pagar à vista ou parcelar a dívida sem juros e multas, como destaca o prefeito professor Fabinho. A negociação pode ser feita até setembro.

Em Londrina, o Profis está em andamento desde a última segunda-feira. Os descontos variam de 100% nos juros, para os pagamentos à vista, e de 70% para quem preferir parcelar em até seis vezes. Podem ser renegociadas, até o dia 22 de dezembro, as dívidas relativas ao IPTU, ISS e ITBI. A expectativa é arrecadar aproximadamente R$ 30 milhões. Tudo pode ser feito pelo site www.londrina.pr.gov.br.

Por Claudia Lima

Comentários