SEGUNDA, 03/10/2022, 16:14

Nenhum dos 13 vereadores de Londrina candidatos nas eleições de domingo conseguiu se eleger

Presidente da Câmara é o primeiro suplente do partido e pode assumir cadeira na Assembleia Legislativa caso algum deputado eleito pela legenda seja convidado para assumir cargo no Governo do Estado.

Nenhum dos 13 vereadores de Londrina que disputaram as eleições de domingo (2) como candidatos a deputado estadual e a deputado federal conseguiu se eleger. A bolsonarista Jessicão, do Progressistas, foi a mais votada entre todos eles. Atrás de uma vaga na Câmara Federal, ela obteve 33.376 votos. Apesar de insuficiente para uma vitória, o número de votos foi considerado expressivo pela parlamentar, que, à CBN, fez questão de agradecer a preferência do eleitorado.

O número de votos fez Jessicão reafirmar o papel dela como uma das mais influentes bolsonaristas da região. Assim como o deputado federal Filipe Barros, do PL, reeleito com 249 mil votos, a terceira melhor marca do estado, ela tem como bandeira uma pauta conservadora baseada em ideologia e costumes. Como vereadora, Jessicão já se posicionou contra os direitos LGBTQIA+, fez críticas à legalização do aborto e, ainda, questionamentos à eficácia da vacina contra o coronavírus. À CBN, a parlamentar também disse estar decepcionada com o resultado das eleições presidenciais, que mandou Lula, do PT, e o presidente Jair Bolsonaro, do PL, para o segundo turno. Bolsonaro conseguiu pouco mais de 43% dos votos válidos e ficou atrás do petista, que obteve 48,4%. Jessicão garantiu que vai participar ativamente da campanha do presidente até o próximo dia 30, quando ele e Lula voltam a se enfrentar nas urnas.

O segundo vereador mais votado de Londrina nas eleições de domingo concorreu para deputado estadual. O presidente da Câmara, Jairo Tamura, do PL, obteve 29.002 votos. Ele disse que, apesar de não ter sido eleito, ficou satisfeito com o resultado, que o colocou como suplente do partido. Ou seja, caso algum deputado eleito da legenda seja convidado para fazer parte do segundo mandato de Ratinho Junior, Tamura poderá assumir a cadeira do mesmo na Assembleia Legislativa.

A terceira vereadora de Londrina mais votada nas eleições de domingo foi Mara Boca Aberta, do PROS, que obteve 23.237 votos para deputada federal. O número é muito menor se comparado aos mais de 90 mil votos recebidos por Boca Aberta, marido de Mara, nas eleições de 2018. Na ocasião, inclusive, ele foi o candidato a deputado federal mais votado do estado. O filho do casal, o deputado estadual Boca Aberta Junior, também não conseguiu se reeleger, o que sepultou de vez a visibilidade da Família Boca Aberta nos cenários estadual e nacional.

A quarta vereadora mais votada foi Lenir de Assis, do PT, que conseguiu 17.103 votos, e o quinto foi Deivid Wisley, do PROS, que obteve 13.066 votos. Os dois também concorriam para deputado federal. Defensor da causa animal, Wisley foi o quarto vereador mais votado de Londrina nas eleições de 2020, quando pela primeira vez disputou um cargo público. Agora como candidato à Câmara Federal, ele disse ter ficado bastante satisfeito com o resultado obtido nas urnas.

Por Guilherme Batista

Comentários