QUINTA, 08/12/2016, 19:18

No aniversário de 82 anos de Londrina pioneiros relembram como tudo começou

Colonizada por ingleses a cidade contou muito com o apoio de descendentes de italianos, japoneses e de outras etnias que trabalharam “duro” para o desenvolvimento político, econômico e social de Londrina.

Neste sábado dia 10 de dezembro Londrina comemora mais um aniversário. Uma cidade jovem, 82 anos de expansão e de muita representatividade nacional. Desde o tempo dos cafezais que fizeram o Brasil e o mundo voltarem os olhos para a “Pequena Londres” até hoje onde a tecnologia, a indústria e o comércio permeiam uma cidade que ainda tem muito a crescer.

Para Dona Amélia Tozzetti Nogueira, que chegou aqui aos três anos de idade e hoje com 80 anos, casou-se e viveu aqui por toda a vida. Chegou na cidade no dia 25 de dezembro de 1936.

A família, descendente de italianos, veio em busca de abrir o próprio negócio na Avenida Duque de Caxias e ainda nem energia elétrica havia no local.

Apesar de amar Londrina e colaborar para seu crescimento, Dona Amélia acredita que a cidade precisa de maturidade cidadã. Que Londrina foi planejada para abrigar até 20 mil habitantes e hoje com mais de 500 mil precisa ainda evoluir no quesito de oportunidades. E ressalta os pioneiros trabalharam “duro” para Londrina.

Dona Nair Paglia Piantini tem 100 anos, chegou na cidade antes de ela ser nomeada Londrina, e está aqui há 83 anos, um ano a mais que a própria Londrina. Autora do livro “Londrina meu Rosário de Saudades”, Nair conta que estava entre as três primeiras catequistas.

Dona Nair, com muita lucidez declamou um poema de própria autoria, que relembra a história de pioneira.

Londrina, parabéns!!!

Comentários