QUARTA, 25/07/2018, 20:14

Noite de sexta-feira vai ter a maior observação astronômica da história de Londrina

Com dois fenômenos raros ocorrendo, simultaneamente, organizadores esperam receber até três mil pessoas na praça Nishinomiya

O Grupo de Estudo e Divulgação da Astronomia de Londrina e o Museu de Ciência e Tecnologia prometem para esta sexta-feira a maior observação astronômica da história da cidade. A expectativa é de que o evento leve para a praça Nishinomiya cerca de três mil pessoas.

O coordenador, Miguel Moreno, explica que vai ser uma noite de gala para quem gosta de observar os astros, com dois fenômenos ocorrendo simultaneamente, um eclipse da lua e a maior aproximação dos últimos 30 anos entre Marte e a Terra.

O coordenador do evento explica ainda que, logo no início da observação, que vai ser feita com vários telescópios instalados pelo Grupo de Astronomia, a Lua vai surgir completamente eclipsada, mas com o tempo vai voltando a ficar completamente iluminada.

Além da Lua e de Marte, quem for à praça Nishinomiya na sexta à noite, vai poder observar os planetas Júpiter, com suas grandes luas, Netuno, o mais distante do Sistema Solar, e os famosos anéis de Saturno.

Também vai ter sorteio de brindes, incluindo camisetas, pôsteres e DVDs da NASA, a Agência Espacial Americana. Mas o principal prêmio da noite vai ser um telescópio. Para o coordenador do Grupo de Astronomia de Londrina vai ser um verdadeiro espetáculo do céu.

Para participar do sorteio do telescópio é preciso apenas doar fraldas geriátricas. Cada pacote vai dar direito a um cupom. Então, quem levar mais fraldas tem mais chances de ganhar o equipamento.

O evento, que começa às 18h na praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto, vai ter também palestras sobre temas astronômicos, mostra de robótica e experimentos de Física, entre outras atrações. Em caso de mau tempo, a observação pode ser cancelada.

Comentários