SEGUNDA, 21/05/2018, 06:15

Nova reunião vai discutir possível fim do ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano, no Colégio Aplicação

O governo do estado tem a intenção de repassar a gestão dessas turmas para a prefeitura.

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Londrina (CML) marcou uma reunião pública, para quarta-feira. A ideia é discutir o futuro do Colégio Aplicação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Um dos assuntos é a mudança prevista em uma resolução de 2014, que prevê a transferência da administração da escola para a UEL, que já se manifestou impossibilitada de assumir mais essa atribuição. Atualmente, o colégio tem a estrutura mantida pela universidade e o estado fornece os professores para os Ensinos Médio e Fundamental II. São atendidos, nos três turnos, mais de 300 alunos.

Em paralelo a isso, o governo também teria a intenção de retirar o ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, do convênio com a UEL e repassar a gestão para a prefeitura. O município já tem uma parceria com o estado na oferta de mão de obra para a educação infantil, que são as creches filantrópicas que funcionam no HU e na própria UEL.

O presidente da comissão da Câmara, Amauri Cardoso o tema vai ser novamente discutido às 14h.

O governo do estado se baseia na Lei de Diretrizes Básicas da Educação, que define o ensino fundamental como responsabilidade dos Municípios.

Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com a Secretária Municipal de Educação, Maria Thereza Paschoal de Moraes.

Por Claudia Lima

Comentários