QUARTA, 16/01/2019, 19:39

Novo boletim semanal da Secretaria de Saúde mostra mais cinco municípios com casos de dengue

Em apenas uma semana, foram 13 novos casos no Paraná. Em Uraí, que no último boletim aparecia com 33, não houve novos registros. A morte de uma adolescente da cidade ainda está sendo investigada.

Os 142 casos confirmados no estado desde agosto do ano passado foram registrados em 44 cidades. Os dados estão no boletim epidemiológico da dengue, chikungunya e zika, divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Estadual de Saúde. E mais cinco municípios registraram novos casos da doença em pessoas infectadas na própria cidade. Eles foram identificados em Ponta Grossa, São Miguel do Iguaçu, Porto Rico, Sertaneja e Iguatu.

A médica veterinária Ivana Belmonte, da Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, explica que o aumento de 10% no número de casos essa semana já era esperado, por conta do recesso de fim de ano e do acúmulo das notificações.

Em Uraí, a 50 quilômetros de Londrina, não foram registrados novos casos esta semana, o que para a Secretaria Estadual revela que as ações de combate estão dando resultados. No último boletim, o município, que tem pouco mais de 11 mil habitantes, ficou em primeiro lugar no estado com 33 casos confirmados da doença desde agosto do ano passado e entrou em alerta de epidemia, que é a partir de 273 casos para cada 100 mil habitantes.

A situação ficou mais delicada após a morte de uma adolescente da cidade, na semana passada. O teste rápido realizado na hora da internação foi positivo para dengue. Novos exames estão sendo feitos para confirmar o diagnóstico. A garota, de 14 anos, passou o fim de ano em Cornélio Procópio e foi internada no dia 29 de dezembro. O caso se agravou porque ela era diabética.

A Secretaria da Saúde reforçou o papel da população no combate ao mosquito. Segundo a médica veterinária da Vigilância Ambiental do Estado, os novos casos, em municípios como Ponta Grossa, confirmam que o vírus está circulando pelo estado.

Em Londrina, não foi registrado nenhum novo caso essa semana. Desde agosto de 2018, a cidade teve 11 casos. Em todo o ano passado, foram 36 casos confirmados.

Comentários