QUINTA, 22/03/2018, 15:41

Novo IML de Londrina é inaugurado

Direção do instituto espera o incremento de mais 18 servidores para a nova sede.

O governador Beto Richa inaugurou o novo prédio do Instituto Médico Legal (IML) de Londrina, na Avenida Dez de Dezembro.

O atendimento será feito, em sua totalidade, no novo espaço, a partir de segunda-feira. Segundo o diretor Antônio Carlos de Queiroz, a população já pode deixar de procurar o prédio velho (que fica na Avenida Araçatuba, zona oeste da cidade) já na semana que vem.

A obra, realizada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), custou R$ 6 milhões e 300 mil e começou em 2014. O primeiro prazo para entregue era início de 2015, mas entre tantas intercorrências e paralisações, ficou pronta só agora.

O novo prédio do instituto conta com laboratórios, consultórios, equipamentos em alta tecnologia, auditório e estacionamento. A estrutura vai oferecer mais conforto e privacidade a população que precisa dos serviços do IML.

Segundo o governador do estado foi feita a nomeação de 25 servidores para a Polícia Científica do Paraná, mas apenas quatro trabalharão no novo IML de Londrina, sendo um legista e três auxiliares de perícia. Para o governador, o número é suficiente e se junta aos demais que já trabalham no serviço.

A quantidade foi questionada pelo presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná, Alexandre Brondani, que defende que o número está bem aquém do necessário.

Mas, o diretor do IML repassou números mais positivos. São mais oito médicos legistas, oito auxiliares de perícia e dois peritos para a nova sede. Em no máximo 90 dias, eles já devem estar trabalhando no prédio novo.

Todos os meses, o instituto de Londrina recebe uma média de 80 corpos. Junto com o novo prédio, o governo entregou três viaturas para o Instituto Médico Legal e mais 15 veículos para a Polícia Militar (PM).

Comentários