QUARTA, 01/03/2017, 18:50

Novo tomógrafo digital do Hospital da Zona Norte, entregue em dezembro, está sem funcionar até hoje

Funcionários denunciam a falta de técnicos preparados para operar o equipamento de última geração.

O novo tomógrafo digital foi entregue pelo governador no fim de dezembro, junto com a inauguração de 17 novos leitos para a unidade. Segundo o governo do estado, foram mais de R$ 800 mil investidos só na compra do equipamento. Mas até agora, segundo denúncia de uma funcionária do hospital, nem um exame sequer foi feito no aparelho. Ela conta que os técnicos do raio-x foram convocados para fazer um treinamento rápido ministrado pelo fabricante, mas não foi suficiente. Segundo a denunciante, os próprios técnicos da empresa afirmaram que os funcionários precisariam ter uma formação específica para operar o tomógrafo, um equipamento bem mais complexo do que um raio-x.

Quando o tomógrafo foi entregue, a Agência Estadual de Notícias informou que a expectativa era de o hospital passasse a realizar cerca de 300 exames mensais com o equipamento, em pacientes de Londrina e mais 20 municípios da região. Mas a realidade está bem longe disso. A funcionária diz que sem o equipamento, muitos pacientes ficam internados no hospital, por até 15 dias, esperando a liberação para fazer a tomografia em outro local.

Segundo a funcionária, essas internações representam diversos tipos de custos para o hospital. Além dos riscos de infecção hospitalar, que poderiam ser evitados com internações desnecessárias, se o equipamento já estivesse funcionando.

A Secretaria Estadual de Saúde respondeu, em nota, que o tomógrafo está em fase de instalação e que o técnico que vai operar o equipamento, aprovado em concurso público, será chamado ainda este mês. Ainda segundo a Secretaria, o aparelho deve começar a funcionar em abril.

Comentários