SEGUNDA, 07/08/2023, 12:00

Novos policiais civis começam curso de formação e atuarão nas delegacias até dezembro

São 44 novos delegados e mais de 150 agentes da polícia judiciária

O Governo do Paraná nomeou novos policiais civis que tomaram posse na última sexta-feira (4) e a Secretaria de Segurança passará a contar ainda em 2023 com o reforço de 225 servidores.  

 Dentre os policiais civis que tomaram posse estão 44 delegados, 156 agentes de polícia judiciária e 25 papiloscopistas aprovados em concursos públicos realizados em 2018 e 2020.  

De acordo com o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, o reforço no efetivo traz mais agilidade e melhora a qualidade dos serviços prestados pela Polícia Civil à população.

Dentre as atividades desempenhadas pelos novos policiais, estão a investigação de crimes, direção de delegacias, interlocução com o Poder Judiciário, lavraturas de flagrantes, operações policiais e condução de inquéritos. Com esse reforço, a expectativa é de respostas muito mais rápidas à sociedade.  

            Após a nomeação, os policiais participam neste semestre do Curso de Formação na Escola Superior da Polícia Civil. O planejamento é que iniciem o treinamento na segunda semana de agosto e, ainda em dezembro, estejam atuando nas delegacias de polícia de todo o Estado.

            Durante os meses de aperfeiçoamento, eles cursarão matérias de conhecimento técnico-operacional, com aulas práticas e teóricas. As competências adquiridas proporcionarão a habilitação necessária para atuar em qualquer cidade do Estado. 

Consultada pela CBN Londrina, a Sesp não informou quantos policiais civis devem ser encaminhados à região de Londrina. A nota diz que a lotação específica se dará ao término do curso de formação dos 225 novos policiais civis. A previsão é que esses novos policiais iniciem as atividades a partir de dezembro de 2023.

Por Guilherme Marconi

Comentários