QUINTA, 21/09/2017, 19:58

O Dia Mundial sem Carro vai ter programação aqui na cidade

Além da falta de infraestrutura e de qualidade do transporte público, quem entende do assunto diz que existe também uma questão cultural na hora de decidir entre ir de carro ou usar outro meio de transporte. 

Uma data para refletir sobre o uso excessivo do carro. Aqui na cidade, a CMTU vai promover o 1º Festival Dia Mundial sem Carro. As atividades vão durar todo o dia e a programação inclui atividades educativas e recreativas para crianças e adultos. A ideia é fazer um alerta, buscar uma reflexão sobre outras opções de mobilidade, como a bicicleta e o transporte coletivo. Além da redução de gastos pra quem deixa de andar de carro, tem a diminuição da poluição e a saúde da pessoa. Mas a pergunta que muita gente pode estar se fazendo agora é: a cidade está preparada para isso. Fomos atrás da resposta com especialistas no assunto. Para Fábio Cunha, professor de urbanismo da UEL, a pergunta precisa ser vista por dois ângulos, o de quem tem carro e o de quem não tem.       

O Professor da UEL avalia que há uma questão cultural no uso do carro como principal meio de transporte. E diz que para estimular o cidadão a deixar o veículo na garagem a cidade precisa investir em mais infraestrutura, principalmente no que diz respeito às ciclovias, e também em melhores condições no transporte público.

O diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, diz que apesar de sermos um país com trânsito violento, vale à pena deixar o carro na garagem. Mesmo que seja em pequenos trajetos, de bicicleta ou caminhando. Londrina tem hoje cerca de 400 mil Para Hemerson Pacheco a estrutura da cidade melhorou nos últimos anos com as ciclovias e outros investimentos como o Super Bus e deixar o carro na garagem passou a ser uma questão de costume.

Com o 1º Festival do Dia Mundial sem Carro, o trânsito na avenida Santos Dumont será bloqueado na altura da praça Nishinomiya, nos dois sentidos, até às 17 hrs. O Dia Mundial sem Carro foi criado na França e se espalhou para outros países a partir dos anos 2000. A data tem por objetivo estimular a reflexão sobre os problemas causados pelos automóveis, como poluição e congestionamentos.

Comentários