SEGUNDA, 25/11/2019, 06:20

Ônibus Lilás vem a Londrina para atender mulheres vítimas de violência

Projeto itinerante oferece consulta social e psicológica a interessadas que ainda não tiveram a oportunidade ou coragem de denunciar abusos e agressões.

O projeto Ônibus Lilás, da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho, desembarca em Londrina nesta segunda-feira. A iniciativa itinerante, que pretende visitar diversas cidades do estado nos próximos meses, oferece consulta social e psicológica a mulheres que ainda não tiveram oportunidade ou coragem de denunciar os mais diversos tipos de abusos e agressões. O atendimento é realizado dentro do veículo, todo estilizado na cor rosa, que conta com salas improvisadas para receber as interessadas. Quem explica é a coordenadora do projeto, Silvane Aparecida Farah.

Nesta segunda, o ônibus atende na Praça da Bandeira, ao lado da Catedral, das nove da manhã às cinco horas da tarde. Na terça, o veículo se desloca até a esquina da avenida Saul Elkind com a rua Luiz Brugin, na zona norte da cidade, onde o atendimento vai ser oferecido no mesmo horário.

O trabalho se torna ainda mais importante se for levado em conta o grande número de mulheres que são vítimas de violência no país. São pelo menos 600 casos por dia, um a cada dois minutos e meio. No Paraná, são registrados 13 casos de feminicídio ou tentativas do crime todos os meses. Silvane destaca que, além de receber os casos e repassá-los aos órgãos de segurança competentes, a iniciativa também serve pra divulgar a existência da Lei Maria da Penha para mulheres que ou a desconhecem ou ainda têm dúvidas de como a legislação funciona.

Depois de Londrina, o Ônibus Lilás segue para Apucarana e Maringá.

Por Guilherme Batista

Comentários